Dia da Biblioteca Escolar






Foi no passado dia 25 de Outubro que se comemorou o Dia das Bibliotecas escolares.
No que se reporta a Vila do Bispo, o apoio da respectiva Câmara Municipal permitiu que pudéssemos conhecer dois escritores, os quais fizeram várias sessões de dinamização de leitura.
A escritora Regina Gouveia efectuou três sessões para os alunos do 1ºciclo da E.B nº1 de Vila do Bispo, 2º ciclo e 1º ciclo da E.B nº1 de Sagres.
Apresentou alguns poemas do seu livro de poesia “ Ciência para meninos em poemas pequeninos“,onde de uma forma simples alertou as crianças para a observação de fenómenos físicos e sensibilizou-as para vários problemas ambientais.
Regina Gouveia é autora de Reflexões e Interferências, Magnetismo Terrestre e de Era Uma Vez… Ciência E Poesia No Reino Da Fantasia, livro de poesia infantil recomendado no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Tem trabalhos classificados em concursos quer no âmbito da poesia quer no da ficção.
Realizou-se ainda uma outra sessão com o escritor Fábio Ventura, destinada aos alunos do 3ºciclo onde foram postas questões sobre o seu livro “ Orbias –O demónio branco “ .
Este escritor , talvez em parte por ser por ser ainda um jovem conseguiu criar um fácil diálogo entre ele e os alunos. Explicou como tem sido o seu percurso literário e como nasceu o seu gosto pelo fantástico e pelo mistério.
Foi um dia diferente na escola pois permitiu aos alunos o contacto com personalidades do mundo literário, que através da sua experiência pessoal certamente deram um contributo importante no sentido de reforçar o gosto pela leitura nos nossos alunos.





Comentários