Escritor Jorge Fazenda




No âmbito da semana da leitura, tivemos o prazer de dar a conhecer aos nossos alunos o escritor Jorge Fazenda , autor do livro " O Enigma de Sagres ".
A história de um faroleiro chamado Eduardo que vive  em Sagres. "A Europa está em guerra, mas Portugal insiste em ser neutral. E, naquele canto do mundo, nada parece importunar a sua paz… Até ao dia em que, mesmo à frente dos seus olhos, ao largo do Forte de Beliche, vê a torre negra de um submarino. E, pintada no metal, inequívoca, a cruz suástica dos nazis. Na Marinha todos tentam abafar o caso. Mas Eduardo é tão teimoso como desconfiado. Suspeita que talvez Salazar esteja a fazer um jogo duplo, e a trair a aliança histórica com os ingleses. E decide investigar, mesmo correndo o risco de pôr em perigo a mulher que ama… sobretudo quando a PIDE começa a apertar o cerco ao antigo marinheiro. " Fonte http://www.bookit.pt/book/o-enigma-de-sagres
 Os alunos tiveram a oportunidade de questionar o escritor sobre vários factos do livro bem como alguns lugares e personagens ainda hoje conhecidos na zona.
Neste encontro a aluna Tatiana Oliveiros, do 9º A foi premiada por ter participado na 1ª Fase (escolar) do Concurso Nacional de Leitura 2013 /14, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, tendo sido apurada para a fase distrital.