"Era uma vez o Brinquedo..."




No dia 12 de fevereiro de 2014, teve lugar na Biblioteca da EB 1 de Sagres mais uma sessão da iniciativa “Era uma vez o Brinquedo…” criada pelo Técnico de História da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Artur Jorge de Jesus, em articulação com a professora bibliotecária Ilda Cabeçadas e a professora Mariana .
Partindo de uma boneca da coleção “MonsterHigh”, denominada “Nefera do Nilo”, comercializada pela empresa “Mattel” (que representa uma princesa), de uns óculos de sol, de dois frascos, de uma caixa de maquilhagem e de livros partimos numa viagem pelo tempo, até ao antigo Egipto, para percebermos até que ponto as pessoas que criam os brinquedos nos nossos dias se inspiram nos tempos passados para os criarem. O objetivo foi, ainda, descodificar um brinquedo e através dele chegar ao conhecimento de um determinado momento do Passado.
Em seguida, analisamos as aventuras de “Astérix e Obélix”, a importância do antigo povo gaulês há milhares de anos atrás, no território da atual França, e a força dos Soldados Romanos que, lutando juntos, foram, durante muito tempo, invencíveis.
A sessão (muito participada pelos alunos) terminou com a análise de alguns aspetos da história local e da lenda do Rei D. Sebastião. Afinal, não podemos esquecer que, depois da batalha que travou em Marrocos e onde terá desaparecido, o primeiro sítio em que terá sido visto foi no misterioso Cabo de São Vicente.
Procurou-se, assim, sensibilizar os pequenos alunos da turma da Professora Mariana a pensarem na realidade de que, praticamente tudo, o que podemos usufruir nos dias de hoje tem uma importante raiz num Passado longínquo.

Artur Jorge de Jesus
(Câmara Municipal de Vila do Bispo)