Mostrando postagens com marcador Efemérides. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Efemérides. Mostrar todas as postagens

2/15/2015

E o amor anda no ar ....



Para comemorar o dia de S. Valentim os alunos do ensino especial prepararam a biblioteca para os alunos deixarem as suas mensagens alusivas ao tema.

10/31/2014

Dia das bruxas









 
 
Para celebrar o dia das bruxas a professora bibliotecária vestiu-se a rigor e surpreendeu os alunos da escola de Budens, com uma das histórias da "Bruxa Mimi". De seguida, os alunos tiveram a oportunidade de criar as suas próprias personagens e de realizar uma pesquisa, na biblioteca sobre animais relacionados com esta data.

10/04/2014

Dia do Animal





No âmbito do dia do animal, a professora bibliotecária tem estado nas escolas do 1ºciclo a dialogar com os alunos, sobre os cuidados a ter com os amigos de quatro patas e a importância da esterilização para prevenir o aumento de mais animais abandonados. Todos os alunos puderam falar dos seus companheiros de estimação e da forma como são tratados.

10/02/2014

Dia Mundial do Animal




No âmbito do dia Mundial do animal, a professora bibliotecária em articulação com a professora da educação especial, está a dinamizar uma campanha de angariação de alimentos para ajudar os animais abandonados da instituição de Lagos " Cadela Carlota ", a qual tem mais de 100 cães e gatos a seu cargo. Em todas as turmas houve uma pequena palestra com os alunos, com o objetivo de
sensibilizar para a necessidade de proteger os animais, mostrar a importância dos mesmos na vida das pessoas e apelar para os cuidados a ter, nomeadamente a importância da esterilização.
Os cartazes foram elaborados pelos alunos da educação especial que estão bastante empenhados nesta iniciativa.
 

10/22/2013

Dia da Biblioteca Escolar

Durante a semana  da comemoração do dia da biblioteca escolar, a maioria das turmas participou em atividades lúdicas na biblioteca.





4/23/2013

A história das bibliotecas

No dia Mundial do Livro e em articulação com Câmara Municipal de Vila  do Bispo, o Dr. Artur de Jesus esteve presente na escola para dar a conhecer a história das bibliotecas e dos livros aos alunos dos 6º e 7º anos. Foi feita uma viagem desde o séc. XVI até aos nossos dias para perceberem como as bibliotecas têm mudado através dos tempos. As primeiras  guardavam os preciosos documentos em tábuas de argila, depois em rolos de papiro e só mais tarde começaram a guardar os documentos em papel. E deveras surpreendente foi o facto de se utilizar morcegos para a limpeza das bibliotecas !!









 

4/02/2013

Dia Internacional do livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se a 2 de abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
 
Alegria dos livros à volta do mundo é a mensagem deste ano, num belo poema de Pat Mora que podem ler aqui.


Lemos juntos, tu e eu.
Vemos que as letras formam palavras
e as palavras se transformam em livros
que seguramos na mão.
Ouvimos murmúrios
e rios agitados correndo pelas páginas,
ursos que cantam à lua
melodias divertidas.
Entramos em castelos misteriosos
e das nossas mãos crescem árvores em flor
até às nuvens.
Vemos meninas corajosas que voam
e rapazes que pescam estrelas cintilantes.
Tu e eu lemos, dando voltas e mais voltas,
alegria dos livros à volta do mundo.
Pat Mora (tradução de Maria Carlos Loureiro)

2/14/2012

Dia de S. Valentin












Hoje, dia de S. Valentim os alunos andaram numa correria para encontrarem os seus respetivos pares,
tirados das personagens de vários contos infantis. Para além disso deixaram as suas mensagens pelos corredores da escola.

12/09/2011

Dia Internacional dos direitos humanos


Várias turmas da escola foram confrontadas com estas imagens para depois realizarem debates sobre os direitos humanos.

Fonte :http://www.youtube.com/watch?v=_FR4rsII8ZU&feature=player_embedded

2/11/2011

O amor anda no ar !





Não te esqueças de preencher o teu coração com uma mensagem ou poema para um amigo/a especial e entrega-o na biblioteca escolar !

10/07/2010

Centenário da Implantação da República


Para comemorar os 100 anos da Implantação da República houve uma sessão de esclarecimento no nosso agrupamento intitulado " Portugal e a Implantação da República " , com o Dr. Artur Jesus dirigido aos oitavos e nonos anos . Os professores de história em articulação com a biblioteca escolar dinimizaram também algumas actividades . O Centenário da implementação da República será comemorado ao longo do ano lectivo e culminará numa exposição com trabalhos dos alunos e na visita de estudo à Cordoaria Nacional onde se encontra uma exposição sobre o tema.

3/31/2010

Páscoa Feliz




Dia Mundial da Poesia





Para comemorar o dia Mundial da poesia, a Câmara Municipal de Vila do Bispo apoiou o lançamento da obra " Vento Norte ao Sul ", de Maria Carolina Arriega . A cerimónia foi apresentada pelo escritor Olhanense, Manuel Madeira e contou, também, com a participação dos alunos do nono ano, que declamaram vários poemas da dita escritora , juntamente com as professoras Graça Reis e Ilda Cabeçadas
Neste evento verificou-se, igualmente, uma estreita colaboração entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar.

2/11/2010

Dia de S. Valentim



Para o dia de S. Valentim foram distribuídos poemas cortados ao meio em forma de coração e cada aluno tinha que encontrar a sua cara metade.

12/10/2009

Dia Internacinal dos Direitos Humanos







No dia 10 de Dezembro a nossa escola assinalou o aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a biblioteca escolar prepararam para este dia algumas actividades : placares de imagens chocantes de violação dos direitos humanos colados à porta de cada sala de aula, vídeos alusivos à data a passar continuamente no átrio escolar e um grupo de alunos foi de sala em sala, correndo a escola toda, lendo um texto em que se apelava ao respeito pelo Outro e pelos Direitos Humanos.
Os alunos que leram o texto aos colegas, de sala em sala- André Rosa e Daniela Viana estão de parabéns pela disponibilidade e sobretudo pela excelência da leitura.....