Mostrando postagens com marcador Efemérides. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Efemérides. Mostrar todas as postagens
2/15/2015
10/31/2014
Dia das bruxas
Para celebrar o dia das bruxas a professora bibliotecária vestiu-se a rigor e surpreendeu os alunos da escola de Budens, com uma das histórias da "Bruxa Mimi". De seguida, os alunos tiveram a oportunidade de criar as suas próprias personagens e de realizar uma pesquisa, na biblioteca sobre animais relacionados com esta data.
10/04/2014
Dia do Animal
No âmbito do dia do animal, a professora bibliotecária tem estado nas escolas do 1ºciclo a dialogar com os alunos, sobre os cuidados a ter com os amigos de quatro patas e a importância da esterilização para prevenir o aumento de mais animais abandonados. Todos os alunos puderam falar dos seus companheiros de estimação e da forma como são tratados.
10/02/2014
Dia Mundial do Animal
No âmbito do dia Mundial do animal, a professora bibliotecária em articulação com a professora da educação especial, está a dinamizar uma campanha de angariação de alimentos para ajudar os animais abandonados da instituição de Lagos " Cadela Carlota ", a qual tem mais de 100 cães e gatos a seu cargo. Em todas as turmas houve uma pequena palestra com os alunos, com o objetivo de
sensibilizar para a necessidade de proteger os animais, mostrar a importância dos mesmos na vida das pessoas e apelar para os cuidados a ter, nomeadamente a importância da esterilização.
Os cartazes foram elaborados pelos alunos da educação especial que estão bastante empenhados nesta iniciativa.
10/22/2013
4/23/2013
A história das bibliotecas
No dia Mundial do Livro e em articulação com Câmara Municipal de Vila do Bispo, o Dr. Artur de Jesus esteve presente na escola para dar a conhecer a história das bibliotecas e dos livros aos alunos dos 6º e 7º anos. Foi feita uma viagem desde o séc. XVI até aos nossos dias para perceberem como as bibliotecas têm mudado através dos tempos. As primeiras guardavam os preciosos documentos em tábuas de argila, depois em rolos de papiro e só mais tarde começaram a guardar os documentos em papel. E deveras surpreendente foi o facto de se utilizar morcegos para a limpeza das bibliotecas !!
4/02/2013
Dia Internacional do livro Infantil
O
Dia Internacional do Livro
Infantil comemora-se a 2 de
abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian
Andersen.
Alegria dos livros à volta do mundo é a mensagem deste ano, num belo poema de Pat Mora que
podem ler aqui.
Lemos juntos, tu e eu.
Vemos que as letras formam palavras
e as palavras se transformam em livros
que seguramos na mão.
Ouvimos murmúrios
e rios agitados correndo pelas páginas,
ursos que cantam à lua
melodias divertidas.
Entramos em castelos misteriosos
e das nossas mãos crescem árvores em flor
até às nuvens.
Vemos meninas corajosas que voam
e rapazes que pescam estrelas cintilantes.
Tu e eu lemos, dando voltas e mais voltas,
alegria dos livros à volta do mundo.
Pat Mora (tradução de Maria Carlos Loureiro)
2/14/2012
12/09/2011
Dia Internacional dos direitos humanos
Várias turmas da escola foram confrontadas com estas imagens para depois realizarem debates sobre os direitos humanos.
Fonte :http://www.youtube.com/watch?v=_FR4rsII8ZU&feature=player_embedded
2/11/2011
O amor anda no ar !
10/07/2010
Centenário da Implantação da República

Para comemorar os 100 anos da Implantação da República houve uma sessão de esclarecimento no nosso agrupamento intitulado " Portugal e a Implantação da República " , com o Dr. Artur Jesus dirigido aos oitavos e nonos anos . Os professores de história em articulação com a biblioteca escolar dinimizaram também algumas actividades . O Centenário da implementação da República será comemorado ao longo do ano lectivo e culminará numa exposição com trabalhos dos alunos e na visita de estudo à Cordoaria Nacional onde se encontra uma exposição sobre o tema.3/31/2010
Dia Mundial da Poesia
Para comemorar o dia Mundial da poesia, a Câmara Municipal de Vila do Bispo apoiou o lançamento da obra " Vento Norte ao Sul ", de Maria Carolina Arriega . A cerimónia foi apresentada pelo escritor Olhanense, Manuel Madeira e contou, também, com a participação dos alunos do nono ano, que declamaram vários poemas da dita escritora , juntamente com as professoras Graça Reis e Ilda Cabeçadas
Neste evento verificou-se, igualmente, uma estreita colaboração entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar.
2/11/2010
12/10/2009
Dia Internacinal dos Direitos Humanos




No dia 10 de Dezembro a nossa escola assinalou o aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a biblioteca escolar prepararam para este dia algumas actividades : placares de imagens chocantes de violação dos direitos humanos colados à porta de cada sala de aula, vídeos alusivos à data a passar continuamente no átrio escolar e um grupo de alunos foi de sala em sala, correndo a escola toda, lendo um texto em que se apelava ao respeito pelo Outro e pelos Direitos Humanos.
Os alunos que leram o texto aos colegas, de sala em sala- André Rosa e Daniela Viana estão de parabéns pela disponibilidade e sobretudo pela excelência da leitura.....
Assinar:
Postagens (Atom)




