3/16/2013
Pedro Medina
O professor e escritor Pedro Medina esteve presente na biblioteca escolar para fazer duas sessões de dinamização de leitura para os 9º anos e falar sobre o seu recente livro "A noite e o sobressalto " Os alunos tiveram a oportunidade de lhe pôr várias questões relativas à sua escrita e aos seus contos.
Sara Monteiro
No âmbito da quinzena da leitura,a escritora Sara Monteiro esteve na biblioteca escolar de Vila do Bispo, na EB1 de Budens e na biblioteca da EB1 de Sagres para apresentar os seus livros e falar com os alunos do 1ºciclo, sobre as suas histórias. Em Sagres aproveitou-se o ocasião para destacar os alunos TOP LEITORES da escola. São eles : Ana Alegre, Ellen Pinto,Beatriz Barbosa e Guilherme Esperança.
3/08/2013
Rir com Serafim !
Nos
dias 5 e 6 de Março e no âmbito da quinzena da leitura, todas as turmas do J.I,
2º ciclo, 7º anos e os alunos da escola básica de Sagres assistiram às divertidas
histórias de Serafim que tanto os fizeram rir e ao mesmo tempo deu-lhes a
conhecer diversas histórias populares de vários países.
“Jorge Serafim, alentejano de gema (nascido e criado em Beja), como humorista/Stand Up Comedian e contador de histórias, tornou-se conhecido do grande público devido à sua participação regular em programas de televisão dos quais, há a destacar: Levanta-te Ri no canal SIC, Fátima Lopes no canal SIC, Sempre em pé na RTP2, Sexta à Noite na RTP1, Portugal Sem Fronteiras na SIC Internacional, actualmente é colaborador regular na RTP1 no programa Portugal no Coração.
Define-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição. Narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas em situações que nem lembram ao diabo, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto. Depois de a elas lhes tomar o gosto, refoga-as com muita sátira aos bons, maus e piores costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha. Arremata o suculento cozinhado com um polvilhado de Stand Up Comedy, mais uns baguinhos de nonsense e finalmente, confecionadas as gargalhadas é favor rir a bandeiras despregadas.”
3/07/2013
3/03/2013
Projeto Cata livros
No dia 1 de Março, no âmbito da quinzena da leitura, esteve
na escola a professora Paula Cusati, a convite da professora bibliotecária para apresentar a três turmas do agrupamento,
o projeto Cata livros.
“Cata Livros é umo projeto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA que
utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos
essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a
produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e
desafios propostos.
Animado por uma equipa que inclui João Paulo Cotrim, Fernandina Fernando, Elsa Serra e Mariana Sim-Sim David, entre outros, o portal CATA LIVROS é dirigido aos leitores iniciais e medianos (sensivelmente, dos 8 aos 12 anos) e está construído a partir da metáfora de uma casa, com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos, e que levam títulos como “salão salamaleque”, “janela de papel” ou “cozinhório & laboratinha”. O mocho, ícone carismático da CASA DA LEITURA, ganha como parceiro um corvo, e ambos servem de cicerones na aventura em que se transformará a leitura.
Os livros abordados são escolhidos segundo critérios de qualidade literária e estética, mas também de representatividade histórica e estilística, sem descurar a atenção ao texto e ao grafismo. Cada mês terá um tema diferente (para começar, por exemplo, «Histórias de bichos estranhos») e, dentro desse tema, um livro destacado e, pelo menos, dezanove outros abordados de modos diversos.”
2/24/2013
Nos dias 20 e 22 de fevereiro, a escritora Ondina Santos realizou várias sessões de dinamização de poesia nas bibliotecas das escolas, bem como em espaço de aula. Deu a conhecer vários dos seus livros e divulgou também poesia de outros autores portugueses aos alunos do 1ºciclo. Esta iniciativa decorreu com o apoio da Drealg e da biblioteca escolar.
2/19/2013
Escritora Ondina Santos
A escritora Ondina Santos vai realizar várias sessões de promoção de poesia nas escolas do 1º ciclo durante esta semana. .No dia 20 de fevereiro estará na EB1 de Budens e dia 22 na EB1 de Salema e Sagres.Também dinamizará uma sessão na biblioteca da escola de Vila do Bispo para os alunos da EB1 de Vila do Bispo.
Assinar:
Postagens (Atom)




