4/23/2013

No dia Mundial do Livro foram entregues os prémios referentes ao concurso literário " O Mar ", aos seguintes alunos :

1º Lugar
1º Escalão- Pré Escolar - Jardim de Infância de Budens
Menção Honrosa- Jardim de Infância de Vila do Bispo
2ºEscalão-1ºciclo- Ricardo Jorge-1ºciclo
Menção Honrosa-Elias Castela
3º Escalão- 2ºciclo-Luana Real- 2ºciclo
Menção Honrosa-Iari Serbaneci
4ºEscalão- 3ºciclo -Inês Jorge- 3ºciclo
Residentes do concelho- Magda Isabel Mendes-
Menção Honrosa- Ana Bela Marreiros



 

Concurso de cultura geral

No dia Mundial do livro foram entregues os prémios aos seguintes alunos, vencedores do concurso de cultura geral :
1º- Tiago Fonseca - turma  8ºB
2º- Rafael Silva-      turma 7ºA
3ºJoão Nascimento -turma 9ºA

4/02/2013

Dia Internacional do livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se a 2 de abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
 
Alegria dos livros à volta do mundo é a mensagem deste ano, num belo poema de Pat Mora que podem ler aqui.


Lemos juntos, tu e eu.
Vemos que as letras formam palavras
e as palavras se transformam em livros
que seguramos na mão.
Ouvimos murmúrios
e rios agitados correndo pelas páginas,
ursos que cantam à lua
melodias divertidas.
Entramos em castelos misteriosos
e das nossas mãos crescem árvores em flor
até às nuvens.
Vemos meninas corajosas que voam
e rapazes que pescam estrelas cintilantes.
Tu e eu lemos, dando voltas e mais voltas,
alegria dos livros à volta do mundo.
Pat Mora (tradução de Maria Carlos Loureiro)

3/16/2013

TOP Leitores


No final do 2ºperíodo queremos destacar os seguinte alunos como os Top leitores da EB 2,3 de Vila do Bispo : Disa Palma (8ºA ), Juan Crespilho (5ªB ) e Zoe Borisow (6ªA ).

Pedro Medina







O professor e escritor Pedro Medina esteve presente na biblioteca escolar para fazer duas sessões de dinamização de leitura para os 9º anos e falar sobre o seu recente livro "A noite e o sobressalto "  Os alunos tiveram a oportunidade de lhe pôr várias questões relativas à sua escrita e aos seus contos.

Inês e Rafaela


Inês Jorge (8ºA) e Rafaela Palma (9ºB) estiveram presentes na  fase regional do Concurso do PNL, que se realizou em Sâo Brás de Alportel,para representarem a escola e mostrar os seus conhecimentos no âmbito da leitura.
 

Sara Monteiro






No âmbito da quinzena da leitura,a escritora Sara Monteiro esteve na biblioteca escolar  de Vila do Bispo, na EB1 de  Budens e na biblioteca da EB1 de Sagres para apresentar os seus livros e falar com os alunos do 1ºciclo, sobre as suas histórias. Em Sagres aproveitou-se o ocasião para destacar os alunos TOP LEITORES da escola. São eles : Ana Alegre, Ellen Pinto,Beatriz Barbosa e Guilherme Esperança.

3/08/2013

Rir com Serafim !










Nos dias 5 e 6 de Março e no âmbito da quinzena da leitura, todas as turmas do J.I, 2º ciclo, 7º anos e os alunos da escola básica de Sagres assistiram às divertidas histórias de Serafim que tanto os fizeram rir e ao mesmo tempo deu-lhes a conhecer diversas histórias populares de vários países.

“Jorge Serafim, alentejano de gema (nascido e criado em Beja), como humorista/Stand Up Comedian e contador de histórias, tornou-se conhecido do grande público devido à sua participação regular em programas de televisão dos quais, há a destacar: Levanta-te Ri no canal SIC, Fátima Lopes no canal SIC, Sempre em pé na RTP2, Sexta à Noite na RTP1, Portugal Sem Fronteiras na SIC Internacional, actualmente é colaborador regular na RTP1 no programa Portugal no Coração.

Define-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição. Narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas em situações que nem lembram ao diabo, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto. Depois de a elas lhes tomar o gosto, refoga-as com muita sátira aos bons, maus e piores costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha. Arremata o suculento cozinhado com um polvilhado de Stand Up Comedy, mais uns baguinhos de nonsense e finalmente, confecionadas as gargalhadas é favor rir a bandeiras despregadas.”

3/07/2013







No dia 6 de Março,os 8º anos tiveram o privilégio de conhecer  o escritor Fábio Ventura, que esteve na biblioteca escolar para divulgar os seus livros e falar sobre a sua experiência como escritor.

3/03/2013

Projeto Cata livros


No dia 1 de Março, no âmbito da quinzena da leitura, esteve na escola a professora Paula Cusati, a convite da professora bibliotecária  para apresentar a três turmas do agrupamento, o projeto Cata livros.

“Cata Livros é umo  projeto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA que utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.


Animado por uma equipa que inclui João Paulo Cotrim, Fernandina Fernando, Elsa Serra e Mariana Sim-Sim David, entre outros, o portal CATA LIVROS é dirigido aos leitores iniciais e medianos (sensivelmente, dos 8 aos 12 anos) e está construído a partir da metáfora de uma casa, com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos, e que levam títulos como “salão salamaleque”, “janela de papel” ou “cozinhório & laboratinha”. O mocho, ícone carismático da CASA DA LEITURA, ganha como parceiro um corvo, e ambos servem de cicerones na aventura em que se transformará a leitura.

Os livros abordados são escolhidos segundo critérios de qualidade literária e estética, mas também de representatividade histórica e estilística, sem descurar a atenção ao texto e ao grafismo. Cada mês terá um tema diferente (para começar, por exemplo, «Histórias de bichos estranhos») e, dentro desse tema, um livro destacado e, pelo menos, dezanove outros abordados de modos diversos.”









Fase distrital do concurso Nacional de Leitura



Realizou-se, no dia nove do corrente mês,a fase a nível de escola do Concurso Nacional de Leitura, tendo sido apurados os alunos João Conceição (7ºB) e as alunas Inês Jorge (8ºA) e Rafaela Palma (9ºB) para a fase regional que se realizará em Sâo Brás de Alportel.