4/23/2013
A história das bibliotecas
No dia Mundial do Livro e em articulação com Câmara Municipal de Vila do Bispo, o Dr. Artur de Jesus esteve presente na escola para dar a conhecer a história das bibliotecas e dos livros aos alunos dos 6º e 7º anos. Foi feita uma viagem desde o séc. XVI até aos nossos dias para perceberem como as bibliotecas têm mudado através dos tempos. As primeiras guardavam os preciosos documentos em tábuas de argila, depois em rolos de papiro e só mais tarde começaram a guardar os documentos em papel. E deveras surpreendente foi o facto de se utilizar morcegos para a limpeza das bibliotecas !!
No dia Mundial do Livro foram entregues os prémios referentes ao concurso literário " O Mar ", aos seguintes alunos :
1º Lugar
1º Escalão- Pré Escolar - Jardim de Infância de Budens
Menção Honrosa- Jardim de Infância de Vila do Bispo
2ºEscalão-1ºciclo- Ricardo Jorge-1ºciclo
Menção Honrosa-Elias Castela
3º Escalão- 2ºciclo-Luana Real- 2ºciclo
Menção Honrosa-Iari Serbaneci
4ºEscalão- 3ºciclo -Inês Jorge- 3ºciclo
Residentes do concelho- Magda Isabel Mendes-
Menção Honrosa- Ana Bela Marreiros
1º Lugar
1º Escalão- Pré Escolar - Jardim de Infância de Budens
Menção Honrosa- Jardim de Infância de Vila do Bispo
2ºEscalão-1ºciclo- Ricardo Jorge-1ºciclo
Menção Honrosa-Elias Castela
3º Escalão- 2ºciclo-Luana Real- 2ºciclo
Menção Honrosa-Iari Serbaneci
4ºEscalão- 3ºciclo -Inês Jorge- 3ºciclo
Residentes do concelho- Magda Isabel Mendes-
Menção Honrosa- Ana Bela Marreiros
4/15/2013
4/02/2013
Dia Internacional do livro Infantil
O
Dia Internacional do Livro
Infantil comemora-se a 2 de
abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian
Andersen.
Alegria dos livros à volta do mundo é a mensagem deste ano, num belo poema de Pat Mora que
podem ler aqui.
Lemos juntos, tu e eu.
Vemos que as letras formam palavras
e as palavras se transformam em livros
que seguramos na mão.
Ouvimos murmúrios
e rios agitados correndo pelas páginas,
ursos que cantam à lua
melodias divertidas.
Entramos em castelos misteriosos
e das nossas mãos crescem árvores em flor
até às nuvens.
Vemos meninas corajosas que voam
e rapazes que pescam estrelas cintilantes.
Tu e eu lemos, dando voltas e mais voltas,
alegria dos livros à volta do mundo.
Pat Mora (tradução de Maria Carlos Loureiro)
3/16/2013
Pedro Medina
O professor e escritor Pedro Medina esteve presente na biblioteca escolar para fazer duas sessões de dinamização de leitura para os 9º anos e falar sobre o seu recente livro "A noite e o sobressalto " Os alunos tiveram a oportunidade de lhe pôr várias questões relativas à sua escrita e aos seus contos.
Sara Monteiro
No âmbito da quinzena da leitura,a escritora Sara Monteiro esteve na biblioteca escolar de Vila do Bispo, na EB1 de Budens e na biblioteca da EB1 de Sagres para apresentar os seus livros e falar com os alunos do 1ºciclo, sobre as suas histórias. Em Sagres aproveitou-se o ocasião para destacar os alunos TOP LEITORES da escola. São eles : Ana Alegre, Ellen Pinto,Beatriz Barbosa e Guilherme Esperança.
3/08/2013
Rir com Serafim !
Nos
dias 5 e 6 de Março e no âmbito da quinzena da leitura, todas as turmas do J.I,
2º ciclo, 7º anos e os alunos da escola básica de Sagres assistiram às divertidas
histórias de Serafim que tanto os fizeram rir e ao mesmo tempo deu-lhes a
conhecer diversas histórias populares de vários países.
“Jorge Serafim, alentejano de gema (nascido e criado em Beja), como humorista/Stand Up Comedian e contador de histórias, tornou-se conhecido do grande público devido à sua participação regular em programas de televisão dos quais, há a destacar: Levanta-te Ri no canal SIC, Fátima Lopes no canal SIC, Sempre em pé na RTP2, Sexta à Noite na RTP1, Portugal Sem Fronteiras na SIC Internacional, actualmente é colaborador regular na RTP1 no programa Portugal no Coração.
Define-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição. Narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas em situações que nem lembram ao diabo, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto. Depois de a elas lhes tomar o gosto, refoga-as com muita sátira aos bons, maus e piores costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha. Arremata o suculento cozinhado com um polvilhado de Stand Up Comedy, mais uns baguinhos de nonsense e finalmente, confecionadas as gargalhadas é favor rir a bandeiras despregadas.”
Assinar:
Postagens (Atom)

