2/21/2014










Após terem tratado  o tema do racismo nas aulas de Português, História e Inglês, os alunos do 9º A
elaboraram estes trabalhos na aula de educação Visual, com a professora Sandra.

2/10/2014

Jardim de Infância de Budens









 
Os alunos do jardim de infância de Budens estão a aderir muito bem ao projeto -Leitura em  vai e vem  em colaboração com as suas familias. É sempre um momento de grande alegria quando chega a hora de trocar de livros.

2/05/2014

Projeto " Amostras para ler +"




As turmas do 2ºciclo, na disciplina de língua portuguesa aderiram ao projeto "Amostras para ler +" do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a bibliotecas escolar, com o objetivo de  estimular a leitura pessoal e autónoma junto destes alunos.
 

1/20/2014

Novidades



Sinopse
Quando James Bowen encontra um gato alaranjado no prédio onde vive, não faz ideia do quanto a sua vida irá mudar. Lutando por sobreviver como músico de rua na cidade de Londres, a última coisa de que precisa é um animal de estimação. No entanto, incapaz de resistir ao animal doente, acolhe-o em sua casa. Quando Bob recupera a saúde, James deixa-o à porta do prédio, imaginando que nunca mais o voltará a ver. Todavia, Bob tinha outros planos. Dentro de pouco tempo, os dois tornam-se inseparáveis e as muitas aventuras que irão viver transformarão para sempre as suas vidas, curando lentamente as cicatrizes do passado atribulado de ambos. Esta é a história de uma amizade improvável e de como um gato vadio irá ajudar um homem a recuperar a sua autoestima e dar-lhe uma nova esperança quando o resto do mundo lhe parecia ter fechado as portas.
 
Fonte :http://www.portoeditora.pt/produtos/ficha?id=12289464

Realizou-se no dia 15 de Janeiro a primeira eliminatória, correspondente à fase da escola, do Concurso Nacional de Leitura para os alunos do 3º ciclo.

Este ano o departamento de línguas em articulação com a biblioteca escolar decidiram dinamizar o concurso também para os alunos do 2ºciclo com o objectivo de promover os seus hábitos de leitura.

Os alunos do 3ºciclo leram  o livro“ A lua de Joana “ de Maria Teresa Gonzalez e os do 2ºciclo  A aventura no castelo “ de Enid Blyton . Todos os alunos que concorreram tiveram que realizar uma prova escrita sobre a obra em causa.
“Este concurso é realizado em três fase: a fase da escola, organizada pela biblioteca das escolas e na qual se selecciona os três melhores “leitores” de cada ciclo ; a fase regional, organizada por uma Biblioteca Municipal e na qual se seleccionam os três melhores “leitores” da região (também por ciclo); e a fase nacional onde serão eleitos os três melhores do país.
Este concurso, organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), realiza-se todos os anos e tem como intenção principal promover e estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.”

Fonte : http://bibliotecasba.blogspot.pt/2013/01/concurso-nacional-de-leitura.html

No 3ºciclo foram apuradas as seguintes alunas representarem a escola na fase regional:

Tatiana Oliveira do 9ºA e Andreia Neto do 7ºA.

No 2ºciclo a aluna Joana Rosado do 6ºA foi a vencedora.







Joana Rosado  -2ºciclo

1/01/2014

Concurso " Quadras de Nata "

 









Foram muitos os trabalhos que recebemos no âmbito do concurso de quadras de Natal.
É impossível destacarmos todos por isso ficam aqui alguns dos melhores :


A noite de Natal
Para mim é a mais bela
Reúne-se a família
Por isso não me esqueço dela!
(6.B- Maria e Leandro )
                                            
  Pedirei paz para todos
   Muito Amor para os pequeninos
   E pão para os pobrezinhos
 Neste Natal
 (6ºA Rita e Carlos )



 O pinheiro já está enfeitado
 com bolas, luzes e estrelas
 o menino já está deitado
 junto ao burro, à vaca e ás ovelhas
              (6ºB- Rúben )


Ó Natal ! Ó Natal
Para mim não há igual !
É a festa mais bonita
que há em Portugal
( Pedro Duarte 6º A )

O Natal é divertido
É tudo diferente!
É estar junto da família
ficarmos todos mais contentes !
(Ana Isabel Cortes-4ºano- Sagres )

O Natal
já não é normal
pois agora come-se sempre
brócolos com sal

O Natal é diferente
pois agora.
num presente,
deram-me um chá quente

O Natal é esquisito
pois agora,
 numa prenda,
deram-me um periquito
(Silas Heene , 4ºano, EB1 Vila do Bispo )

No Natal há magia
carinho e presentes para dar
todos juntos em harmonia
para o Natal celebrar
(5ºC Daniela e Francisco )

No Natal há muita alegria
Amor e felicidade
recebemos muitaS prendas
com a melhor companhia
(5ºC- Julian e Lena )

O Natal e o Ambiente

Este Natal
vai ser diferente
Começamos por passear
Pelo meio ambiente

Com material reciclado
Vamos fazer.....
A nossa árvore
E tudo o que nos der prazer!

Vão ser dias de alegria
Dias de festa, a valer !
E no fim, para os ecopontos
Tudo vamos recolher !
( Miguel Cunha 6ºB )

Agradecemos a participação de todos !



12/19/2013

TOP Leitora


A top leitora do 1º período da escola foi a aluna Maare Heene da turma do 8º A .

12/15/2013

Feira do Livro












 Realizou-se nos dias 9,10 e 11 de dezembro, a feira do livro na biblioteca escolar.Todas as turmas da escola marcaram a sua presença. A feira teve como objetivo difundir as ultimas novidades e promover o gosto pela leitura. Este ano a turma do 9º A esteve presente para contar histórias aos leitores mais pequenos ( J.Infância de Vila do Bispo,professora Lina ).



11/28/2013

Concurso " Quadras de Natal "




Quadras de Natal

 

A biblioteca escolar em articulação com o departamento de línguas  vai promover o concurso da melhor quadra de Natal . Dá voz à tua imaginação e cria uma quadra original.
As melhores serão divulgadas no blogue da biblioteca e no jornal da escola .

Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 16 de dezembro de 2013  na Biblioteca Escolar do Agrupamento.



 




 

11/27/2013

Feira do Livro

À semelhança de anos anteriores, iremos organizar a Feira do Livro nos dias 9,10 e 11 de dezembro na biblioteca escolar.  Contamos com a tua presença !


 
 

11/25/2013

"Comer bem é mais divertido "

 
No dia 25 de Novembro, em parceria com a deco-jovem, foi realizada uma sessão em colaboração com a  Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e a Escola Superior de Saúde que consistiu  na realização de um show cooking para alunos do 6º A. Os estudantes da Escola de Hotelaria executaram um prato de arroz de peixe e em simultâneo,  uma nutricionista da Escola Superior de Saúde explicou os benefícios de uma alimentação saudável e referiu alguns erros frequentes que cometemos no nosso dia-a-dia.     
Esta formação, solicitada pela biblioteca escolar  teve como objetivo alertar para a necessidade de fazer uma alimentação mais equilibrada, completa e variada, de forma a conseguir ter refeições mais ricas do ponto de vista nutricional.   Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a cozinhar este prato delicioso  e no final todos tiveram o prazer de o degustar .