4/03/2014

Serafim no 1º ciclo













No dia 1 de Abril todos os alunos do 1ºciclo tiveram a oprtunidade de se deliciar com as magníficas histórias do Jorge Serafim.  Esta atividade teve o apoio da Câmara Municipal e inseriu-se na semana da leitura.

" A batalha do Arade "










 

No dia 31 de Março, no âmbito da semana da leitura e em ariculação com a Câmara Municipal tivemos o prazer de receber na nossa escola o escritor Nuno Campos e o ilustrador  Luís Peres, que vieram apresentar o livro "A Batalha do Arade ". Para além de terem ficado a conhecer melhor as invasões da armada Viking em território algarvio os alunos tiveram a oportunidade de perceber e de questionar as técnicas digitais para ilustração deste livro.
A aluna Joana Rosada do 6ºA foi premiada por ter ficado em 1º lugar no concurso de leitura , a nível de escola para o 2º ciclo.
 

Escritor Jorge Fazenda




No âmbito da semana da leitura, tivemos o prazer de dar a conhecer aos nossos alunos o escritor Jorge Fazenda , autor do livro " O Enigma de Sagres ".
A história de um faroleiro chamado Eduardo que vive  em Sagres. "A Europa está em guerra, mas Portugal insiste em ser neutral. E, naquele canto do mundo, nada parece importunar a sua paz… Até ao dia em que, mesmo à frente dos seus olhos, ao largo do Forte de Beliche, vê a torre negra de um submarino. E, pintada no metal, inequívoca, a cruz suástica dos nazis. Na Marinha todos tentam abafar o caso. Mas Eduardo é tão teimoso como desconfiado. Suspeita que talvez Salazar esteja a fazer um jogo duplo, e a trair a aliança histórica com os ingleses. E decide investigar, mesmo correndo o risco de pôr em perigo a mulher que ama… sobretudo quando a PIDE começa a apertar o cerco ao antigo marinheiro. " Fonte http://www.bookit.pt/book/o-enigma-de-sagres
 Os alunos tiveram a oportunidade de questionar o escritor sobre vários factos do livro bem como alguns lugares e personagens ainda hoje conhecidos na zona.
Neste encontro a aluna Tatiana Oliveiros, do 9º A foi premiada por ter participado na 1ª Fase (escolar) do Concurso Nacional de Leitura 2013 /14, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, tendo sido apurada para a fase distrital.
 

Na boca da galinha



 
 
Trabalhos realizados pelos alunos do 6ºB, na disciplina de português ,no âmbito da semana da leitura e tendo por base adivinhas, provérbios e trava-linguas.

3/24/2014

Top Leitora


A aluna Andreia Neto, do 7ºA foi considerada a Top leitora deste período pelo elevado número de livros que leu. De todas as suas leituras ela diz ter gostado muito do livro " História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar " de Luís Sepúlveda pois este livro mostra a amizade e o valor dos compromissos.

VIH / Sida




No dia 20 de Março realizou-se uma sessão de esclarecimento para os 9º anos da escola, pela Associação Abraço ( Sérgio Luís ) em parceria com a biblioteca escolar , no sentido de esclarecer os jovens sobre  doença VIH / Sida. Evitar a infeção continua a ser a melhor maneira de proteção contra a doença. É deveras importante consciencializar a população sobre os riscos de infeção e levar os individuos a adotar medidas protetoras. Nesta sessão os alunos tiveram ainda a oprtunidade de  esclarecer as suas dúvidas e auto-analisaram os seus comportamentos.
  Estas campanhas ducativas são bastante importantes....os nossos agradecimentos à Associação Abraço por terem vindo à nossa escola ! 
 

2/21/2014










Após terem tratado  o tema do racismo nas aulas de Português, História e Inglês, os alunos do 9º A
elaboraram estes trabalhos na aula de educação Visual, com a professora Sandra.

2/10/2014

Jardim de Infância de Budens









 
Os alunos do jardim de infância de Budens estão a aderir muito bem ao projeto -Leitura em  vai e vem  em colaboração com as suas familias. É sempre um momento de grande alegria quando chega a hora de trocar de livros.

2/05/2014

Projeto " Amostras para ler +"




As turmas do 2ºciclo, na disciplina de língua portuguesa aderiram ao projeto "Amostras para ler +" do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a bibliotecas escolar, com o objetivo de  estimular a leitura pessoal e autónoma junto destes alunos.
 

1/20/2014

Novidades



Sinopse
Quando James Bowen encontra um gato alaranjado no prédio onde vive, não faz ideia do quanto a sua vida irá mudar. Lutando por sobreviver como músico de rua na cidade de Londres, a última coisa de que precisa é um animal de estimação. No entanto, incapaz de resistir ao animal doente, acolhe-o em sua casa. Quando Bob recupera a saúde, James deixa-o à porta do prédio, imaginando que nunca mais o voltará a ver. Todavia, Bob tinha outros planos. Dentro de pouco tempo, os dois tornam-se inseparáveis e as muitas aventuras que irão viver transformarão para sempre as suas vidas, curando lentamente as cicatrizes do passado atribulado de ambos. Esta é a história de uma amizade improvável e de como um gato vadio irá ajudar um homem a recuperar a sua autoestima e dar-lhe uma nova esperança quando o resto do mundo lhe parecia ter fechado as portas.
 
Fonte :http://www.portoeditora.pt/produtos/ficha?id=12289464

Realizou-se no dia 15 de Janeiro a primeira eliminatória, correspondente à fase da escola, do Concurso Nacional de Leitura para os alunos do 3º ciclo.

Este ano o departamento de línguas em articulação com a biblioteca escolar decidiram dinamizar o concurso também para os alunos do 2ºciclo com o objectivo de promover os seus hábitos de leitura.

Os alunos do 3ºciclo leram  o livro“ A lua de Joana “ de Maria Teresa Gonzalez e os do 2ºciclo  A aventura no castelo “ de Enid Blyton . Todos os alunos que concorreram tiveram que realizar uma prova escrita sobre a obra em causa.
“Este concurso é realizado em três fase: a fase da escola, organizada pela biblioteca das escolas e na qual se selecciona os três melhores “leitores” de cada ciclo ; a fase regional, organizada por uma Biblioteca Municipal e na qual se seleccionam os três melhores “leitores” da região (também por ciclo); e a fase nacional onde serão eleitos os três melhores do país.
Este concurso, organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), realiza-se todos os anos e tem como intenção principal promover e estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.”

Fonte : http://bibliotecasba.blogspot.pt/2013/01/concurso-nacional-de-leitura.html

No 3ºciclo foram apuradas as seguintes alunas representarem a escola na fase regional:

Tatiana Oliveira do 9ºA e Andreia Neto do 7ºA.

No 2ºciclo a aluna Joana Rosado do 6ºA foi a vencedora.







Joana Rosado  -2ºciclo