4/03/2014
" A batalha do Arade "
No dia 31 de Março, no âmbito da semana da leitura e em ariculação com a Câmara Municipal tivemos o prazer de receber na nossa escola o escritor Nuno Campos e o ilustrador Luís Peres, que vieram apresentar o livro "A Batalha do Arade ". Para além de terem ficado a conhecer melhor as invasões da armada Viking em território algarvio os alunos tiveram a oportunidade de perceber e de questionar as técnicas digitais para ilustração deste livro.
A aluna Joana Rosada do 6ºA foi premiada por ter ficado em 1º lugar no concurso de leitura , a nível de escola para o 2º ciclo.
Escritor Jorge Fazenda
No âmbito da semana da leitura, tivemos o prazer de dar a conhecer aos nossos alunos o escritor Jorge Fazenda , autor do livro " O Enigma de Sagres ".
A história de um faroleiro chamado Eduardo que vive em Sagres. "A Europa está em guerra, mas Portugal insiste em ser neutral. E, naquele canto do mundo, nada parece importunar a sua paz… Até ao dia em que, mesmo à frente dos seus olhos, ao largo do Forte de Beliche, vê a torre negra de um submarino. E, pintada no metal, inequívoca, a cruz suástica dos nazis. Na Marinha todos tentam abafar o caso. Mas Eduardo é tão teimoso como desconfiado. Suspeita que talvez Salazar esteja a fazer um jogo duplo, e a trair a aliança histórica com os ingleses. E decide investigar, mesmo correndo o risco de pôr em perigo a mulher que ama… sobretudo quando a PIDE começa a apertar o cerco ao antigo marinheiro. " Fonte http://www.bookit.pt/book/o-enigma-de-sagres
Os alunos tiveram a oportunidade de questionar o escritor sobre vários factos do livro bem como alguns lugares e personagens ainda hoje conhecidos na zona.
Neste encontro a aluna Tatiana Oliveiros, do 9º A foi premiada por ter participado na 1ª Fase (escolar) do Concurso Nacional de Leitura 2013 /14, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, tendo sido apurada para a fase distrital.
3/25/2014
3/24/2014
Top Leitora
A aluna Andreia Neto, do 7ºA foi considerada a Top leitora deste período pelo elevado número de livros que leu. De todas as suas leituras ela diz ter gostado muito do livro " História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar " de Luís Sepúlveda pois este livro mostra a amizade e o valor dos compromissos.
VIH / Sida
No dia 20 de Março realizou-se uma sessão de esclarecimento para os 9º anos da escola, pela Associação Abraço ( Sérgio Luís ) em parceria com a biblioteca escolar , no sentido de esclarecer os jovens sobre doença VIH / Sida. Evitar a infeção continua a ser a melhor maneira de proteção contra a doença. É deveras importante consciencializar a população sobre os riscos de infeção e levar os individuos a adotar medidas protetoras. Nesta sessão os alunos tiveram ainda a oprtunidade de esclarecer as suas dúvidas e auto-analisaram os seus comportamentos.
Estas campanhas ducativas são bastante importantes....os nossos agradecimentos à Associação Abraço por terem vindo à nossa escola !
2/10/2014
2/05/2014
1/20/2014
Novidades
Sinopse
Quando James Bowen encontra um gato alaranjado no prédio onde vive, não faz ideia do quanto a sua vida irá mudar. Lutando por sobreviver como músico de rua na cidade de Londres, a última coisa de que precisa é um animal de estimação. No entanto, incapaz de resistir ao animal doente, acolhe-o em sua casa. Quando Bob recupera a saúde, James deixa-o à porta do prédio, imaginando que nunca mais o voltará a ver. Todavia, Bob tinha outros planos. Dentro de pouco tempo, os dois tornam-se inseparáveis e as muitas aventuras que irão viver transformarão para sempre as suas vidas, curando lentamente as cicatrizes do passado atribulado de ambos. Esta é a história de uma amizade improvável e de como um gato vadio irá ajudar um homem a recuperar a sua autoestima e dar-lhe uma nova esperança quando o resto do mundo lhe parecia ter fechado as portas.
Fonte :http://www.portoeditora.pt/produtos/ficha?id=12289464

Realizou-se no dia 15 de Janeiro a primeira eliminatória, correspondente à
fase da escola, do Concurso Nacional de Leitura para os alunos do
3º ciclo.
Este ano o departamento de línguas em articulação com a biblioteca escolar
decidiram dinamizar o concurso também para os alunos do 2ºciclo com o objectivo de promover os seus hábitos de leitura.
Os alunos do 3ºciclo leram o livro“ A
lua de Joana “ de Maria Teresa Gonzalez e os do 2ºciclo “ A aventura no castelo “ de Enid Blyton . Todos os alunos que concorreram tiveram que realizar uma prova escrita sobre a obra em causa.
“Este concurso é realizado em três fase: a fase da escola, organizada pela
biblioteca das escolas e na qual se selecciona os três melhores “leitores” de cada
ciclo ; a fase regional, organizada por uma Biblioteca Municipal e na qual se
seleccionam os três melhores “leitores” da região (também por ciclo); e a fase
nacional onde serão eleitos os três melhores do país. Este concurso, organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), realiza-se todos os anos e tem como intenção principal promover e estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.”
Fonte : http://bibliotecasba.blogspot.pt/2013/01/concurso-nacional-de-leitura.html
No 3ºciclo foram apuradas as seguintes
alunas representarem a escola na fase regional:
Tatiana Oliveira do
9ºA e Andreia Neto do 7ºA.
No 2ºciclo a aluna Joana Rosado do
6ºA foi a vencedora.
Joana Rosado -2ºciclo
Assinar:
Postagens (Atom)

