6/04/2014
5/08/2014
Final distrital do concurso Nacional de Leitura
A final distrital da 8.ª edição do Concurso Nacional de
Leitura teve lugar no dia 5 de maio, na biblioteca municipal
de Silves, e reuniu cerca de 123 alunos do Algarve, 90 do 3.º ciclo e 33 do
ensino secundário. A nossa ecola fez-se representar com as duas alunas finalistas da fase de escola : Andreia Neto do 7ºB e Tatiana Oliveiros do 9ºA que estiveram acompanhadas pela professora de português Graça Reis e pela professora bibliotecária Ilda Cabeçadas.
Após a conclusão da prova os alunos participantes e todos os acompanhantes estiveram presentes no Teatro Mascarenhas Gregório, onde se assistiu a um espetáculo musical realizado por vários alunos e onde se realizou a segunda parte do concurso para selecionar os alunos vencedores.
Este concurso do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção Geral do Livro, dos arquivos e das Bibliotecas Escolares visa estimular nos alunos
o contacto com os livros e o gosto pela leitura .
|
5/02/2014
Concurso de Sophia de Mello Breyner Andresen
No dia 26 de ABRIL de 2014, às 15h00 na BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LAGOS realizou-se a entrega dos Prémios da 9º Edição do Concurso Literário de Sophia de Mello Breyner Andresen .
"A Cerimónia de Entrega dos Prémios decorreu no passado dia 26 de abril, numa sala da Biblioteca Municipal repleta de jovens e respetivos familiares e amigos. A iniciativa contou igualmente com as presenças dos dois presidentes das Câmaras Municipais de Lagos e Loulé, Maria Joaquina Matos e Vitor Aleixo, respetivamente, da Vereadora Maria Fernanda Afonso, responsável, na autarquia lacobrigense, pelas áreas da Educação e Cultura; do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado; de Presidentes de Junta de Freguesia; elementos do júri designado para apreciar os trabalhos apresentados a concurso e vários convidados. De salientar que nesta edição, o Concurso contou com o patrocínio da FNAC e o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da Direção Regional de Educação do Algarve" ( Fonte :site da Câmara Municipal de Lagos
As alunas do 7ºB, Lea Zollmer, Inês Lourenço e Daniela Salvaterra desta escola foram premiadas com o 1º prémio na categoria de poesia, prosa e ensaio com o trabalho “ A Encruzilhada Sophiana”.
Este concurso foi destinado aos alunos do 3ºciclo e secundário da região do Algarve. Na entrega dos prémios estiveram também presentes a professora bibliotecária e a professora de português, Alice Marçalo que dinamizou o concurso nas suas turmas.
"A Cerimónia de Entrega dos Prémios decorreu no passado dia 26 de abril, numa sala da Biblioteca Municipal repleta de jovens e respetivos familiares e amigos. A iniciativa contou igualmente com as presenças dos dois presidentes das Câmaras Municipais de Lagos e Loulé, Maria Joaquina Matos e Vitor Aleixo, respetivamente, da Vereadora Maria Fernanda Afonso, responsável, na autarquia lacobrigense, pelas áreas da Educação e Cultura; do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado; de Presidentes de Junta de Freguesia; elementos do júri designado para apreciar os trabalhos apresentados a concurso e vários convidados. De salientar que nesta edição, o Concurso contou com o patrocínio da FNAC e o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da Direção Regional de Educação do Algarve" ( Fonte :site da Câmara Municipal de Lagos
As alunas do 7ºB, Lea Zollmer, Inês Lourenço e Daniela Salvaterra desta escola foram premiadas com o 1º prémio na categoria de poesia, prosa e ensaio com o trabalho “ A Encruzilhada Sophiana”.
Este concurso foi destinado aos alunos do 3ºciclo e secundário da região do Algarve. Na entrega dos prémios estiveram também presentes a professora bibliotecária e a professora de português, Alice Marçalo que dinamizou o concurso nas suas turmas.
4/28/2014
Projeto " Amostras para ler + "
No âmbito do projeto " Amostras para ler + " os alunos da turma do 6º B estiveram na biblioteca escolar, a apresentar os livros que tinham escolhido na leitura autónoma. O aluno Juan Pablo
teve a capacidade de apresentar a sua escolha com grande entusiamo e relatou alguns episódios de uma forma bastante cativante.
4/04/2014
4/03/2014
" A batalha do Arade "
No dia 31 de Março, no âmbito da semana da leitura e em ariculação com a Câmara Municipal tivemos o prazer de receber na nossa escola o escritor Nuno Campos e o ilustrador Luís Peres, que vieram apresentar o livro "A Batalha do Arade ". Para além de terem ficado a conhecer melhor as invasões da armada Viking em território algarvio os alunos tiveram a oportunidade de perceber e de questionar as técnicas digitais para ilustração deste livro.
A aluna Joana Rosada do 6ºA foi premiada por ter ficado em 1º lugar no concurso de leitura , a nível de escola para o 2º ciclo.
Escritor Jorge Fazenda
No âmbito da semana da leitura, tivemos o prazer de dar a conhecer aos nossos alunos o escritor Jorge Fazenda , autor do livro " O Enigma de Sagres ".
A história de um faroleiro chamado Eduardo que vive em Sagres. "A Europa está em guerra, mas Portugal insiste em ser neutral. E, naquele canto do mundo, nada parece importunar a sua paz… Até ao dia em que, mesmo à frente dos seus olhos, ao largo do Forte de Beliche, vê a torre negra de um submarino. E, pintada no metal, inequívoca, a cruz suástica dos nazis. Na Marinha todos tentam abafar o caso. Mas Eduardo é tão teimoso como desconfiado. Suspeita que talvez Salazar esteja a fazer um jogo duplo, e a trair a aliança histórica com os ingleses. E decide investigar, mesmo correndo o risco de pôr em perigo a mulher que ama… sobretudo quando a PIDE começa a apertar o cerco ao antigo marinheiro. " Fonte http://www.bookit.pt/book/o-enigma-de-sagres
Os alunos tiveram a oportunidade de questionar o escritor sobre vários factos do livro bem como alguns lugares e personagens ainda hoje conhecidos na zona.
Neste encontro a aluna Tatiana Oliveiros, do 9º A foi premiada por ter participado na 1ª Fase (escolar) do Concurso Nacional de Leitura 2013 /14, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, tendo sido apurada para a fase distrital.
3/25/2014
3/24/2014
Top Leitora
A aluna Andreia Neto, do 7ºA foi considerada a Top leitora deste período pelo elevado número de livros que leu. De todas as suas leituras ela diz ter gostado muito do livro " História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar " de Luís Sepúlveda pois este livro mostra a amizade e o valor dos compromissos.
VIH / Sida
No dia 20 de Março realizou-se uma sessão de esclarecimento para os 9º anos da escola, pela Associação Abraço ( Sérgio Luís ) em parceria com a biblioteca escolar , no sentido de esclarecer os jovens sobre doença VIH / Sida. Evitar a infeção continua a ser a melhor maneira de proteção contra a doença. É deveras importante consciencializar a população sobre os riscos de infeção e levar os individuos a adotar medidas protetoras. Nesta sessão os alunos tiveram ainda a oprtunidade de esclarecer as suas dúvidas e auto-analisaram os seus comportamentos.
Estas campanhas ducativas são bastante importantes....os nossos agradecimentos à Associação Abraço por terem vindo à nossa escola !
Assinar:
Postagens (Atom)
