6/13/2014

Aprender com a Visão Junior










 Os alunos das turmas da EB1 de Sagres têm estado a ler os artigos da Visão Junior, na biblioteca, com a professora bibliotecária. Depois de selecionarem um artigo os alunos têm que o ler e resumir para apresentar aos colegas da turma.....e todos aprenderam factos deveras interessantes !

6/06/2014

Trabalhos de reciclagem




 
 
 
 

Trabalhos realizados na disciplina de Educação Tecnológica a partir de materiais reciclados


Aecs de Inglês





 No dia 4 de Junho a professora bibliotecária decidiu lecionar a AEC de Inglês  na biblioteca escolar  aos alunos do 3º e 4º ano.Os alunos ouviram algumas  histórias já conhecidas por eles mas desta vez em Inglês.


6/04/2014

Banda desenhada


Os alunos dos 5º anos , acompanhados pela prof. de Educação Visual estiveram na biblioteca escolar para realizar uma atividade com base nos livros de banda desenhada. E foram representadas personagens muito interessantes.










5/08/2014

Final distrital do concurso Nacional de Leitura

A final distrital da 8.ª edição do Concurso Nacional de Leitura teve lugar no dia 5 de maio, na biblioteca municipal de Silves, e reuniu cerca de 123 alunos do Algarve, 90 do 3.º ciclo e 33 do ensino secundário. A nossa ecola fez-se representar com as duas alunas finalistas da fase de escola : Andreia Neto do 7ºB e Tatiana Oliveiros do 9ºA que estiveram acompanhadas pela professora de português Graça Reis e pela professora bibliotecária Ilda Cabeçadas.

Após a conclusão da prova os alunos participantes e todos os acompanhantes  estiveram presentes  no Teatro Mascarenhas Gregório, onde  se assistiu a um espetáculo musical  realizado por vários alunos e onde se realizou a segunda parte do concurso para selecionar os alunos vencedores.





Este concurso do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção Geral do Livro, dos arquivos e das Bibliotecas Escolares visa estimular nos alunos o contacto com os livros e o gosto pela leitura .


 

 

5/02/2014

Concurso de Sophia de Mello Breyner Andresen

No dia 26 de ABRIL de 2014, às 15h00 na BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LAGOS realizou-se a entrega dos Prémios da 9º Edição do Concurso Literário de Sophia de Mello Breyner Andresen .
"A Cerimónia de Entrega dos Prémios decorreu no passado dia 26 de abril, numa sala da Biblioteca Municipal repleta de jovens e respetivos familiares e amigos. A iniciativa contou igualmente com as presenças dos dois presidentes das Câmaras Municipais de Lagos e Loulé, Maria Joaquina Matos e Vitor Aleixo, respetivamente, da Vereadora Maria Fernanda Afonso, responsável, na autarquia lacobrigense, pelas áreas da Educação e Cultura; do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado; de Presidentes de Junta de Freguesia; elementos do júri designado para apreciar os trabalhos apresentados a concurso e vários convidados. De salientar que nesta edição, o Concurso contou com o patrocínio da FNAC e o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da Direção Regional de Educação do Algarve" ( Fonte :site da Câmara Municipal de Lagos
As alunas do 7ºB, Lea Zollmer, Inês Lourenço e Daniela Salvaterra desta escola foram premiadas com  o 1º prémio na categoria de poesia, prosa e ensaio com o  trabalho “ A Encruzilhada Sophiana”.
Este concurso foi destinado aos alunos do 3ºciclo e secundário da região do Algarve. Na entrega dos prémios estiveram também presentes a professora bibliotecária e a professora de português, Alice Marçalo que dinamizou o concurso nas suas turmas.





 
 

 
 
 

4/28/2014

Projeto " Amostras para ler + "


No âmbito do projeto " Amostras para ler + " os alunos da turma do 6º B estiveram  na biblioteca escolar, a apresentar os livros que tinham escolhido na leitura autónoma. O aluno Juan Pablo
teve a capacidade de apresentar a sua escolha com grande entusiamo e relatou alguns episódios de uma forma bastante cativante.





4/04/2014

No princípio era.....o ovo !




Exposição de trabalhos dos alunos dos 5º e 6º anos , da disciplina de E.V.
No âmbito da Páscoa e inserido na semana da leitura os alunos deram asas à imaginação e criaram
diversas figuras a saír do seu ovo imaginário.

4/03/2014

Serafim no 1º ciclo













No dia 1 de Abril todos os alunos do 1ºciclo tiveram a oprtunidade de se deliciar com as magníficas histórias do Jorge Serafim.  Esta atividade teve o apoio da Câmara Municipal e inseriu-se na semana da leitura.

" A batalha do Arade "










 

No dia 31 de Março, no âmbito da semana da leitura e em ariculação com a Câmara Municipal tivemos o prazer de receber na nossa escola o escritor Nuno Campos e o ilustrador  Luís Peres, que vieram apresentar o livro "A Batalha do Arade ". Para além de terem ficado a conhecer melhor as invasões da armada Viking em território algarvio os alunos tiveram a oportunidade de perceber e de questionar as técnicas digitais para ilustração deste livro.
A aluna Joana Rosada do 6ºA foi premiada por ter ficado em 1º lugar no concurso de leitura , a nível de escola para o 2º ciclo.