3/03/2015

Projeto " O que eles andam a ler ? "





 
 
Os alunos do 2ºciclo têm vindo à biblioteca apresentar os livros que andam a ler. Através deste projeto os alunos motivam os colegas para a leitura dos livros que eles gostaram de ler.










2/17/2015

"Era uma vez o Brinquedo..."




No dia 12 de fevereiro de 2014, teve lugar na Biblioteca da EB 1 de Sagres mais uma sessão da iniciativa “Era uma vez o Brinquedo…” criada pelo Técnico de História da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Artur Jorge de Jesus, em articulação com a professora bibliotecária Ilda Cabeçadas e a professora Mariana .
Partindo de uma boneca da coleção “MonsterHigh”, denominada “Nefera do Nilo”, comercializada pela empresa “Mattel” (que representa uma princesa), de uns óculos de sol, de dois frascos, de uma caixa de maquilhagem e de livros partimos numa viagem pelo tempo, até ao antigo Egipto, para percebermos até que ponto as pessoas que criam os brinquedos nos nossos dias se inspiram nos tempos passados para os criarem. O objetivo foi, ainda, descodificar um brinquedo e através dele chegar ao conhecimento de um determinado momento do Passado.
Em seguida, analisamos as aventuras de “Astérix e Obélix”, a importância do antigo povo gaulês há milhares de anos atrás, no território da atual França, e a força dos Soldados Romanos que, lutando juntos, foram, durante muito tempo, invencíveis.
A sessão (muito participada pelos alunos) terminou com a análise de alguns aspetos da história local e da lenda do Rei D. Sebastião. Afinal, não podemos esquecer que, depois da batalha que travou em Marrocos e onde terá desaparecido, o primeiro sítio em que terá sido visto foi no misterioso Cabo de São Vicente.
Procurou-se, assim, sensibilizar os pequenos alunos da turma da Professora Mariana a pensarem na realidade de que, praticamente tudo, o que podemos usufruir nos dias de hoje tem uma importante raiz num Passado longínquo.

Artur Jorge de Jesus
(Câmara Municipal de Vila do Bispo)

2/15/2015

E o amor anda no ar ....



Para comemorar o dia de S. Valentim os alunos do ensino especial prepararam a biblioteca para os alunos deixarem as suas mensagens alusivas ao tema.

1/18/2015

Novidades na biblioteca escolar !









A biblioteca escolar abriu com muitas novidades.

Vem já requisitar um do teu agrado.

 

Abertura da biblioteca escolar








Finalmente a biblioteca escolar ficou pronta para voltar a receber as turmas do nosso  agrupamento. A professora bibliotecária explicou às turmas do 5º ano as regras de utilização da B.E  e como é que este espaço está dividido. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar  todo o fundo documental e de realizar uma pequena ficha de reconhecimento sobre a  biblioteca.

1/10/2015

A biblioteca está quase a abrir !






As obras na biblioteca foram finalmente concluídas e agora é tempo de voltar a meter tudo lá dentro e ordenar pelas diferentes  temáticas. Primeiro entraram as estantes e agora com a ajuda de muitos alunos está-se a ordenar os 6.000 livros, DVDs etc. Não é tarefa fácil mas estamos todos desejosos de voltar a ter a biblioteca em ordem. A professora bibliotecária agradece a todos os que têm dado o seu contributo .

12/03/2014

Sessão de esclarecimento



No dia 27 de novembro realizou-se uma sessão de esclarecimento para os 9º anos da escola, pela Associação Abraço ( Sérgio Luís ) em parceria com a biblioteca escolar , no sentido de esclarecer os jovens sobre  doença VIH / Sida. Evitar a infeção continua a ser a melhor maneira de proteção contra a doença. É deveras importante consciencializar a população sobre os riscos de infeção e levar as pessoas  a adotar medidas protetoras. Nesta sessão os alunos tiveram a oportunidade de  esclarecer as suas dúvidas.
  Estas campanhas educativas são bastante importantes....os nossos agradecimentos à Associação Abraço por terem vindo novamente à nossa escola ! 


12/01/2014

Os cinco sentidos





Os alunos do 1º e 2º ano de Budens têm estado a pesquisar informação sobre o tema dos sentidos, na biblioteca, com a professora bibliotecária.

Dinamização da língua alemã









No dia 26 de Novembro, um grupo de rap alemão intitulado " The Loudsprechers " esteve na nossa escola para realizar  uma aula interativa com os alunos do 8º e 9º ,com o objetivo de dinamizar a aprendizagem da língua alemã. Os alunos tiveram a oportunidade de escrever e cantar uma canção elaborada por eles e ao mesmo tempo ficar a conhecer várias canções conhecidas na Alemanha.

Formação de Portugal




Em articulação com a biblioteca escolar do agrupamento e as professoras titulares das turmas do 4º ano de Sagres, e 3º e 4º de Budens , convidámos o  Dr. Artur Jesus, do Centro de Interpretação de Vila do Bispo para estar  presente nestas duas escolas, para expor de uma forma bastante lúdica e cativante conteúdos sobre a Formação de Portugal e vários factos relacionados com a mesma.

10/31/2014

Dia das bruxas









 
 
Para celebrar o dia das bruxas a professora bibliotecária vestiu-se a rigor e surpreendeu os alunos da escola de Budens, com uma das histórias da "Bruxa Mimi". De seguida, os alunos tiveram a oportunidade de criar as suas próprias personagens e de realizar uma pesquisa, na biblioteca sobre animais relacionados com esta data.