3/16/2015
3/12/2015
3/03/2015
Dinamização de atividades na E,B 1 de Sagres
Todas as quintas feiras a professora bibliotecária articula com as professoras da E,B 1 de Sagres a dinamização de atividades na biblioteca desta escola. Aqui os alunos do 2º ano da professora Mariana
fazem uma pesquisa para encontrar a informação desejada sobre as características dos animais que andam a estudar.
2/17/2015
"Era uma vez o Brinquedo..."
No dia 12 de fevereiro de 2014,
teve lugar na Biblioteca da EB 1 de Sagres mais uma sessão da iniciativa “Era uma vez o Brinquedo…” criada pelo
Técnico de História da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Artur Jorge de Jesus,
em articulação com a professora bibliotecária Ilda Cabeçadas e a professora
Mariana .
Partindo de uma boneca da coleção
“MonsterHigh”, denominada “Nefera do Nilo”, comercializada pela empresa
“Mattel” (que representa uma princesa), de uns óculos de sol, de dois frascos,
de uma caixa de maquilhagem e de livros partimos numa viagem pelo tempo, até ao
antigo Egipto, para percebermos até que ponto as pessoas que criam os
brinquedos nos nossos dias se inspiram nos tempos passados para os criarem. O
objetivo foi, ainda, descodificar um brinquedo e através dele chegar ao
conhecimento de um determinado momento do Passado.
Em seguida, analisamos as
aventuras de “Astérix e Obélix”, a importância do antigo
povo gaulês há milhares de anos atrás, no território da atual França, e a força
dos Soldados Romanos que, lutando juntos, foram, durante muito tempo,
invencíveis.
A sessão (muito participada pelos
alunos) terminou com a análise de alguns aspetos da história local e da lenda
do Rei D. Sebastião. Afinal, não podemos esquecer que, depois da batalha que
travou em Marrocos e onde terá desaparecido, o primeiro sítio em que terá sido
visto foi no misterioso Cabo de São Vicente.
Procurou-se, assim, sensibilizar os pequenos alunos da turma da Professora Mariana a pensarem na realidade de que, praticamente tudo, o que podemos usufruir nos dias de hoje tem uma importante raiz num Passado longínquo.
Artur Jorge de Jesus
(Câmara Municipal de Vila do Bispo)2/15/2015
1/18/2015
Abertura da biblioteca escolar
Finalmente a biblioteca escolar ficou pronta para voltar a receber as turmas do nosso agrupamento. A professora bibliotecária explicou às turmas do 5º ano as regras de utilização da B.E e como é que este espaço está dividido. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar todo o fundo documental e de realizar uma pequena ficha de reconhecimento sobre a biblioteca.
1/10/2015
A biblioteca está quase a abrir !
As obras na biblioteca foram finalmente concluídas e agora é tempo de voltar a meter tudo lá dentro e ordenar pelas diferentes temáticas. Primeiro entraram as estantes e agora com a ajuda de muitos alunos está-se a ordenar os 6.000 livros, DVDs etc. Não é tarefa fácil mas estamos todos desejosos de voltar a ter a biblioteca em ordem. A professora bibliotecária agradece a todos os que têm dado o seu contributo .
12/03/2014
Sessão de esclarecimento
No dia 27 de novembro realizou-se uma sessão de esclarecimento para os 9º anos da escola, pela Associação Abraço ( Sérgio Luís ) em parceria com a biblioteca escolar , no sentido de esclarecer os jovens sobre doença VIH / Sida. Evitar a infeção continua a ser a melhor maneira de proteção contra a doença. É deveras importante consciencializar a população sobre os riscos de infeção e levar as pessoas a adotar medidas protetoras. Nesta sessão os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas.
Estas campanhas educativas são bastante importantes....os nossos agradecimentos à Associação Abraço por terem vindo novamente à nossa escola !
12/01/2014
Dinamização da língua alemã
No dia 26 de Novembro, um grupo de rap alemão intitulado " The Loudsprechers " esteve na nossa escola para realizar uma aula interativa com os alunos do 8º e 9º ,com o objetivo de dinamizar a aprendizagem da língua alemã. Os alunos tiveram a oportunidade de escrever e cantar uma canção elaborada por eles e ao mesmo tempo ficar a conhecer várias canções conhecidas na Alemanha.
Assinar:
Postagens (Atom)







