3/25/2015
3/17/2015
Apresentação do livro "Roteiro Paleo-Geológico "
No âmbito da semana da leitura , a professora Beatriz Oliveira apresentou o seu livro "Roteiro Paleo-Geológico" aos alunos do 2ºciclo . Nesta obra estão analisados aspetos importantes da geologia da Praia da Mareta (Sagres) e da Praia da Salema (Budens). A professora alertou para vários aspetos interessantes, nomeadamente as pegadas de dinossauros que são visíveis em várias zonas das rochas e para o problema da construção junto às arribas.
Com este livro os alunos ficaram a conhecer melhor a história da zona onde vivem .
Apresentação do livro "Salada de flores "
No âmbito da Semana da Leitura, a escritora Fernanda Botelho apresenta os seus livros em todas as escolas primárias e jardins de infância.
Nestas fotos , na escola básica de Budens, os alunos da professora Anabela prepararam um lindo herbário enquanto os da professora Paula elaboraram vários desenhos sobre plantas por eles estudadas. A escritora mostrou várias plantas e explicou-lhes a importância destas no tratamento de alguns problemas de saúde.
3/16/2015
Atividade "Partilhando histórias"
3/12/2015
3/03/2015
Dinamização de atividades na E,B 1 de Sagres
Todas as quintas feiras a professora bibliotecária articula com as professoras da E,B 1 de Sagres a dinamização de atividades na biblioteca desta escola. Aqui os alunos do 2º ano da professora Mariana
fazem uma pesquisa para encontrar a informação desejada sobre as características dos animais que andam a estudar.
2/17/2015
"Era uma vez o Brinquedo..."
No dia 12 de fevereiro de 2014,
teve lugar na Biblioteca da EB 1 de Sagres mais uma sessão da iniciativa “Era uma vez o Brinquedo…” criada pelo
Técnico de História da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Artur Jorge de Jesus,
em articulação com a professora bibliotecária Ilda Cabeçadas e a professora
Mariana .
Partindo de uma boneca da coleção
“MonsterHigh”, denominada “Nefera do Nilo”, comercializada pela empresa
“Mattel” (que representa uma princesa), de uns óculos de sol, de dois frascos,
de uma caixa de maquilhagem e de livros partimos numa viagem pelo tempo, até ao
antigo Egipto, para percebermos até que ponto as pessoas que criam os
brinquedos nos nossos dias se inspiram nos tempos passados para os criarem. O
objetivo foi, ainda, descodificar um brinquedo e através dele chegar ao
conhecimento de um determinado momento do Passado.
Em seguida, analisamos as
aventuras de “Astérix e Obélix”, a importância do antigo
povo gaulês há milhares de anos atrás, no território da atual França, e a força
dos Soldados Romanos que, lutando juntos, foram, durante muito tempo,
invencíveis.
A sessão (muito participada pelos
alunos) terminou com a análise de alguns aspetos da história local e da lenda
do Rei D. Sebastião. Afinal, não podemos esquecer que, depois da batalha que
travou em Marrocos e onde terá desaparecido, o primeiro sítio em que terá sido
visto foi no misterioso Cabo de São Vicente.
Procurou-se, assim, sensibilizar os pequenos alunos da turma da Professora Mariana a pensarem na realidade de que, praticamente tudo, o que podemos usufruir nos dias de hoje tem uma importante raiz num Passado longínquo.
Artur Jorge de Jesus
(Câmara Municipal de Vila do Bispo)2/15/2015
Assinar:
Postagens (Atom)


