3/25/2015

Projeto " Partilhando histórias "




















No âmbito da semana da leitura os alunos do 8ºA e 9ªA contaram várias histórias aos meninos do jardim de infância de Vila do Bispo. Foi uma experiência bastante enriquecedora para ambas as partes.

3/17/2015

Apresentação do livro "Roteiro Paleo-Geológico "





No âmbito da semana da leitura , a  professora Beatriz Oliveira apresentou o seu livro "Roteiro Paleo-Geológico" aos alunos do 2ºciclo . Nesta obra  estão  analisados aspetos importantes da geologia da Praia da Mareta (Sagres) e da Praia da Salema (Budens). A professora alertou para  vários aspetos interessantes,  nomeadamente as pegadas de dinossauros que são visíveis em várias zonas das rochas e para o problema da construção junto às arribas.
Com este livro os alunos ficaram a conhecer melhor a história da zona onde vivem .


 

Apresentação do livro "Salada de flores "





No âmbito da Semana da Leitura, a escritora Fernanda Botelho  apresenta os seus livros em todas as escolas primárias e jardins de infância.
Nestas fotos , na escola básica  de Budens, os alunos da professora Anabela prepararam um lindo herbário enquanto os da professora Paula elaboraram vários desenhos sobre plantas por eles estudadas. A escritora mostrou várias plantas e explicou-lhes a importância destas no tratamento de alguns problemas de saúde.

3/16/2015

Atividade "Partilhando histórias"

Adicionar legenda















Alunos do 9º ano a contar histórias aos alunos do jardim de infância de Vila do Bispo. Os mais pequenos adoraram ouvir os contos  dos mais velhos e estes deliciaram-se com a atenção dos mais pequenos e com as suas perguntas infindáveis.

3/03/2015

Dinamização de atividades na E,B 1 de Sagres





Todas as quintas feiras a professora bibliotecária articula com as professoras da E,B 1 de Sagres a dinamização de atividades na biblioteca desta escola. Aqui os alunos do 2º ano da professora Mariana
fazem uma pesquisa para encontrar a informação desejada sobre as características dos animais que andam a estudar.

Projeto " O que eles andam a ler ? "





 
 
Os alunos do 2ºciclo têm vindo à biblioteca apresentar os livros que andam a ler. Através deste projeto os alunos motivam os colegas para a leitura dos livros que eles gostaram de ler.










2/17/2015

"Era uma vez o Brinquedo..."




No dia 12 de fevereiro de 2014, teve lugar na Biblioteca da EB 1 de Sagres mais uma sessão da iniciativa “Era uma vez o Brinquedo…” criada pelo Técnico de História da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Artur Jorge de Jesus, em articulação com a professora bibliotecária Ilda Cabeçadas e a professora Mariana .
Partindo de uma boneca da coleção “MonsterHigh”, denominada “Nefera do Nilo”, comercializada pela empresa “Mattel” (que representa uma princesa), de uns óculos de sol, de dois frascos, de uma caixa de maquilhagem e de livros partimos numa viagem pelo tempo, até ao antigo Egipto, para percebermos até que ponto as pessoas que criam os brinquedos nos nossos dias se inspiram nos tempos passados para os criarem. O objetivo foi, ainda, descodificar um brinquedo e através dele chegar ao conhecimento de um determinado momento do Passado.
Em seguida, analisamos as aventuras de “Astérix e Obélix”, a importância do antigo povo gaulês há milhares de anos atrás, no território da atual França, e a força dos Soldados Romanos que, lutando juntos, foram, durante muito tempo, invencíveis.
A sessão (muito participada pelos alunos) terminou com a análise de alguns aspetos da história local e da lenda do Rei D. Sebastião. Afinal, não podemos esquecer que, depois da batalha que travou em Marrocos e onde terá desaparecido, o primeiro sítio em que terá sido visto foi no misterioso Cabo de São Vicente.
Procurou-se, assim, sensibilizar os pequenos alunos da turma da Professora Mariana a pensarem na realidade de que, praticamente tudo, o que podemos usufruir nos dias de hoje tem uma importante raiz num Passado longínquo.

Artur Jorge de Jesus
(Câmara Municipal de Vila do Bispo)

2/15/2015

E o amor anda no ar ....



Para comemorar o dia de S. Valentim os alunos do ensino especial prepararam a biblioteca para os alunos deixarem as suas mensagens alusivas ao tema.