9/25/2015

Dia Mundial dos Animais- Desenvolvimento de cidadania















Neste mês de Outubro e  no âmbito do dia Mundial dos Animais, em ligação com o mês das bibliotecas escolares,  a professora bibliotecária, em articulação com vários professores está a levar a cabo uma campanha de sensibilização sobre os direitos dos animais.
Esta docente tem dado a conhecer o trabalho realizado por diversas associações que ajudam os animais, alertando  para  a importância da esterilização,  e da adoção responsável. Tentou incutir nos alunos uma consciencialização dos cuidados a ter com os animais para acabar com a violência e os maus tratos dos mesmos.
Ao mesmo tempo, em todas as escolas do Agrupamento está a decorrer uma recolha  de alimentos, por parte de toda a comunidade educativa , para ajudar os animais abandonados do Concelho de Vila do Bispo.
De salientar que a Câmara Municipal de Vila do Bispo assinou um protocolo com a associação dos Animais de Rua e está empenhada na esterilização das diversas colónias de gatos existentes neste concelho.
A partir desta sensibilização os alunos estão a criar vários trabalhos alusivos ao tema .
 

6/05/2015

Top Leitores da E,B 1 de Sagres





Os alunos Ana Lívia, Rodrigo Wang, Mariana Pacheco e Rita Reis foram considerados os Top Leitores da escola de Sagres. São um verdadeiro exemplo para todos os outros pois adoram ler !

5/22/2015

Projeto "Aprender com a visão Júnior "







Os alunos do 3º ano da escola de Sagres estiveram a trabalhar no projeto " Aprender com a Visão Júnior ".
Tiveram que  ler , selecionar e resumir um artigo para o apresentar aos colegas da turma.
 

Quiz de geografia






No dia 21 de Maio, os alunos do 4º ano de Sagres divertiram-se a realizar o quiz de geografia na biblioteca....tiveram que pesquisar em várias fontes, nomeadamente em enciclopédias, atlas , mapas,wikipédia.

4/26/2015

Dia Mundial do Livro











No dia 23 de Abril a biblioteca escolar comemorou o dia Mundial do Livro através da divulgação de uma ferramenta digital ( www.bookjumper.com )  que possibilita a realização de livros digitais.
Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar e elaborar as suas próprias histórias criando vários livros.
Os alunos do ensino especial elaboraram vários marcadores escolares para oferecer a quem estava a participar nesta atividade.
 

Alemão a caminho












No dia 24 de Abril , dinamizou-se na biblioteca escolar o projeto do Goehte Institut intitulado
 " Alemão a Caminho" que tem como objetivo incentivar o ensino da língua alemã nas escolas portuguesas. Este projeto foi dinamizado por Helena Dawin em articulação com a professora de alemão, Ilda Cabeçadas nas  turmas do 6º ano. Estes alunos  tiveram a oportunidade de participar em workshops interativos que consistiram  na aprendizagem de  algum vocabulário  alemão, curiosidades sobre o país, jogos muito divertidos de  memoria  e ainda descobrir os objetos da colorida mala da Alemanha. 

4/23/2015

Dia Mundial do Livro






No dia Mundial do livro os alunos do 4º ano de Sagres escreveram as suas próprias histórias partindo de várias imagens dadas.

4/16/2015

Energia Fantasma







No dia 13 de Abril uma representante da deco, em parceria com a biblioteca escolar esteve presente na nossa escola para realizar sessões informativas sob o tema “Energia Fantasma para todas as turmas  do  2º e 3º ciclo.

Com esta campanha a DECO pretendeu informar os alunos como podem  reduzir o valor da fatura de eletricidade nas suas casas, de maneira a eliminar os desperdícios de energia relacionados com os consumos de stand-by e off-mode, comportamentos de consumo energético irresponsáveis e a alertar para a escolha de equipamentos energeticamente mais eficientes.

Todas as sessões decorreram de forma interativa, dando oportunidade aos alunos de questionar sobre esta matéria.