12/13/2015

Inauguração da Biblioteca do Centro Escolar de Budens





No dia onze de Dezembro a Biblioteca do Centro Escolar de Budens abriu as portas para receber os seus alunos. A professora bibliotecária deu uma breve explicação sobre a organização do fundo documental, bem como definiu  as regras de funcionamento da biblioteca. A partir deste momento os alunos passam a ter disponível um espaço de leitura, conhecimento e criatividade onde se procura desenvolver  várias literacias e apetrechá-los com competências essenciais para as suas vidas. 
Para além de se querer aumentar o gosto pela leitura dos alunos, pretende-se também que este espaço venha a ser um pólo de atração para os encarregados de educação
Nesse sentido está a ser criado  um fundo documental diversificado, direcionado para os adultos, a entrar em funcionamento logo que possível.
 


12/01/2015

CAMPANHA «UM LIVRO E UM SORRISO PARA CABO VERDE»


Traz um livro ou material escolar e entrega na tua biblioteca  e põe um jovem Cabo-Verdiano a sorrir!

OBJECTIVOS DA CAMPANHA

1 - Recolher livros e material escolar para apetrechar um centro de recursos educativos na Escola Secundária Manuel Lopes, Calabaceira – Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde;

2 - Apoiar alunos desfavorecidos (12 -18 anos), contribuindo para a sua integração escolar e sucesso educativo;

3 – Promover a cooperação entre Escolas Associadas da Unesco  -  ASPnet Unesco.

PERÍODO DA CAMPANHA

Entre 1 e 15 de Dezembro de 2015

TIPOLOGIA DE MATERIAL  ESCOLAR


Os livros e materiais podem ser usados, mas devem estar em muito bom estado ou como novos!

- Literatura universal, literatura juvenil, BD;
- Enciclopédias, dicionários, gramáticas, jogos, CD, CD-Rom, DVD;
- Fichas de trabalho: fichas de Português, Matemática, etc  (do 7.º ao 12.º ano);
- Cadernos, cartolinas, blocos, esferográficas, lápis, borrachas, apara-lápis, réguas, lápis-de-cor, lápis-de-cera, marcadores, plasticina, cola…
- Compasso, tesoura, agrafador, furador…
- Equipamentos: computador portátil, impressora, projector multimédia, máquina fotográfica….

 

11/26/2015

Tablets na biblioteca escolar !





A biblioteca escolar já adquiriu dois tablets com a verba ganha pela candidatura para a requalificação do equipamento . Estes servem para dar apoio ao curriculo e podem ser requisitados para a sala de aula.

11/24/2015

Projeto " O que eles andam a ler ? "






Tanto os alunos da E,B 1 de Sagres bem como os alunos da E,B 2,3 de S.Vicente estão inseridos no projeto " O que eles andam a ler ? " que tem como objetivos  dar a conhecer o fundo documental da biblioteca, os livros recomendados pelo PNL, melhorar os seus hábitos de leitura e apoiar  as suas apresentações orais. Este projeto está a ser dinamizado  pela professora bibliotecária em articulação com as professoras de português e professoras titulares de turma.


11/04/2015

Campanha de solidariedade





Todas os alunos das escolas do agrupamento se empenharam em angariar comida para os animais abandonados do Concelho de Vila do Bispo . O resultado final foi bastante positivo e a comida já está a ser distribuída pelas várias colónias de gatos existentes.




10/28/2015

Aula prática de banda desenhada









Os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de ter uma aula prática sobre banda desenhada na disciplina de E.V com a professora Isabel Silva. Estão a realizar vários trabalhos que serão brevemente expostos.

Novos computadores na biblioteca escolar !






Já podes vir à biblioteca escolar fazer os teus trabalhos pois já chegaram os novos computadores devido ao facto da nossa biblioteca ter-se candidatado e ganho uma verba específica para adquirir equipamento informático. 

9/25/2015

Dia Mundial dos Animais- Desenvolvimento de cidadania















Neste mês de Outubro e  no âmbito do dia Mundial dos Animais, em ligação com o mês das bibliotecas escolares,  a professora bibliotecária, em articulação com vários professores está a levar a cabo uma campanha de sensibilização sobre os direitos dos animais.
Esta docente tem dado a conhecer o trabalho realizado por diversas associações que ajudam os animais, alertando  para  a importância da esterilização,  e da adoção responsável. Tentou incutir nos alunos uma consciencialização dos cuidados a ter com os animais para acabar com a violência e os maus tratos dos mesmos.
Ao mesmo tempo, em todas as escolas do Agrupamento está a decorrer uma recolha  de alimentos, por parte de toda a comunidade educativa , para ajudar os animais abandonados do Concelho de Vila do Bispo.
De salientar que a Câmara Municipal de Vila do Bispo assinou um protocolo com a associação dos Animais de Rua e está empenhada na esterilização das diversas colónias de gatos existentes neste concelho.
A partir desta sensibilização os alunos estão a criar vários trabalhos alusivos ao tema .
 

6/05/2015

Top Leitores da E,B 1 de Sagres





Os alunos Ana Lívia, Rodrigo Wang, Mariana Pacheco e Rita Reis foram considerados os Top Leitores da escola de Sagres. São um verdadeiro exemplo para todos os outros pois adoram ler !

5/22/2015

Projeto "Aprender com a visão Júnior "







Os alunos do 3º ano da escola de Sagres estiveram a trabalhar no projeto " Aprender com a Visão Júnior ".
Tiveram que  ler , selecionar e resumir um artigo para o apresentar aos colegas da turma.