2/29/2016

Projeto " Apadrinhar um avô"

No dia 25 de Fevereiro e no âmbito do projeto " Apadrinhar um avô" , alguns idosos estiveram na Escola Básica de Sagres . Tiveram a oportunidade de se sentar numa sala de aula e comparar esta com as salas de aulas do tempo deles. Participaram num pequeno desafio de tabuada com os alunos do 2º e 4º ano onde saíram vencedores. A professora Mariana levou os alunos do 4º ano a elaborarem uma história baseada no quadro de Vladimir Kush " As aventuras da família sete mares" e esta foi apresentada aos avôs.
De seguida os idosos deslocaram-se à biblioteca escolar onde puderam observar os vários espaços e todo o  fundo documental que a compõe. Aqui os alunos do 2º ano apresentaram um pequeno teatro baseado no livro " O Cuquedo "trabalhado com a professora bibliotecária. Houve ainda tempo para se contar algumas adivinhas e anedotas.
No final, os alunos tinham preparado um pequeno lanche para adoçar a boca dos seus avôs. Foi uma tarde muito bem passada para todos os intervenientes.








Projeto " O que eles andam a ler ? "





Neste período continuam as apresentações por parte das turmas do projeto "O que eles andam a ler ?"
Os alunos têm manifestado progressos nas competências de leitura e estão sistematicamente a requisitar mais livros.

HIV-Sessão de esclarecimento

No dia 22 de Fevereiro realizou-se uma sessão de esclarecimento para os alunos do 9º ano da escola, pela Associação Abraço (Sérgio Luís ) em parceria com a biblioteca escolar , no sentido de esclarecer os jovens sobre  doença VIH / Sida e outros assuntos relacionados com a sexualidade.
 Evitar a infeção continua a ser a melhor maneira de proteção contra a doença. É deveras importante consciencializar a população sobre os riscos de infeção e levar os individuos a adotar medidas protetoras. Nesta sessão os alunos tiveram ainda a oprtunidade de  esclarecer as suas dúvidas e auto-analisaram os seus comportamentos..Estas campanhas educativas são bastante importantes....os nossos agradecimentos à Associação Abraço por terem vindo à nossa escola ! 


2/17/2016

Livro -"O cuquedo "


A professora bibliotecária desenvolveu uma pequena encenação teatral com base na história do livro "O cuquedo", com os alunos do 2º ano da escola de Sagres. Foi divertido mas ao mesmo tempo tomaram consciência da dificuldade de se conseguir memorizar textos e de apresentá-los em público.

1/25/2016

Projeto " Apadrinhar um avô"






No dia 21 de Janeiro, os alunos do 4º ano de Sagres deslocaram-se ao lar de Sagres para participar no projeto "Apadrinhar um avô", numa parceria entre o lar e a biblioteca escolar.
Este projeto tem como objetivo criar contextos para a partilha de saberes e experiências. Os idosos tiveram a oportunidade de explicar aos jovens como era a escola e as suas rotinas de vida há muitos anos atrás. Contaram-se histórias, anedotas e provérbios e os jovens constataram que os "Avôs e as Avós " ainda recordam bem muitas das coisas que eles andam a aprender agora.

1/18/2016

Estudo do Património





Como apoio ao currículo, os alunos do 3º ano de Sagres estiveram na biblioteca com a professora bibliotecária a aprender mais sobre o Património de Sagres.
Tiveram ainda que se "orientar " através dos mapas de Sagres.

Dinamização da biblioteca de Budens




Após a abertura da biblioteca da escola de Budens, a professora bibliotecária  iniciou as sessões de dinamização da mesma, a fim de incutir nos alunos hábitos de leitura ao mesmo tempo incentivar os empréstimos do fudo documental existente.

Concurso Nacional de Leitura-Fase de escola



Realizou-se o concurso de escola para apurar os alunos a representar o agrupamento na fase regional.

Alunas apuradas :

1º-Matilde  Isabel -7º A
2º- Andreia Neto -9ºA


1/06/2016

Concurso Nacional de Leitura- Fase Regional



Ir-se-á realizar dia 13 de Janeiro , pelas 11.05, no auditório  a fase de escola para o concurso Nacional de Leitura para os alunos do 3º ciclo. Para concorrerem é necessário ler o livro " O grito da gaivota " de Emmanuelle Laborit.

1/04/2016

Vencedoras Campeonato Xadrez


As alunas Jéssica Sintra do 8ºA e Carolina Viana do 7ºA foram as vencedoras do campeonato inter-turmas de Xadrez realizado na biblioteca escolar e dinamizado pelo funcionário  Henriques.
A aluna Jéssica não perdeu nenhum jogo , tendo demonstrado sempre um elevado nível de concentração e estratégia.
Durante o segundo período continuaremos a apostar no ensino deste jogo, visto que é uma forma de melhorar a concentração dos  alunos.

12/17/2015

Feira do livro e dos minerais







Realizou-se a feira do livro e dos minerais na biblioteca escolar durante a ultima semana de aulas.
Os alunos mais novos tiveram a oportunidade de conviver e de ouvir uma história contada pelos alunos mais velhos. Uma experiência interessante para todos!