4/29/2016



Os alunos do 1º ano de Vila do Bispo estiveram na biblioteca escolar para ouvirem a professora bibliotecária contar a história do Grufalão. De seguida tiveram o oportunidade de assistir ao filme no auditório da escola.

Novidades na biblioteca escolar


Todos os meses a biblioteca escolar recebe alguns livros oferta que acabam por enriquecer o fundo documental. Estas são as últimas doações recebidas.

4/04/2016

Elos de leitura















No âmbito da semana da leitura e sob o tema elos de leitura, as turmas do 3ºciclo receberam na biblioteca os alunos dos jardim de Infância de Budens e Vila e os alunos do 1ºciclo, da escola de Vila do Bispo. Tiveram a oportunidade de contar histórias uns para os outros e de partilhar experiências na biblioteca escolar. Foram momentos bastante enriquecedores para todos os intervenientes.

3/22/2016

Escritor-Nuno Camarneiro




No âmbito da semana de leitura, e numa estreita colaboração entre a biblioteca e a Câmara Municipal de Vila do Bispo, os alunos do 2º e 3º ciclo tiveram o prazer de conhecer o escritor Nuno Camarneiro.
Para além de dar a conhecer os  livros já  publicados falou sobre o seu percurso de vida e demonstrou como uma pessoa da área das ciências pode vir a escrever livros de uma forma bastante apaixonada.
Os alunos tiveram a oportunidade de o questionar sobre diversas matérias, nomeadamente sobre as características do Prémio Leya . Alguns alunos ficaram deveras motivados para a leitura e escrita. 

Escritor Pedro Seromenho






Na semana da leitura e em articulação com a Câmara Municipal de Vila do Bispo, os alunos dos jardins de infância e 1º ciclo puderam assistir à apresentação dos novos livros do escritor Pedro Seromenho que esteve presente em todas as escolas do agrupamento, nos dias 10 e 11 de Março.
A propósito do livro "As gravatas do meu pai" algumas turmas elaboraram gravatas de várias formas e cores. Todos ficaram a conhecer melhor o aparelho digestivo através da história da ervilha e perceberam a razão "Porque é que os animais não conduzem " através da sua maravilhosa maneira de contar histórias.

3/11/2016

O grufalão



A turma do 2º ano, de Sagres  ouviu atentamente a história do grufalão, contada pela professora bibliotecária e logo de seguida tiveram a oportunidade de visionar o filme sobre a mesma.

2/29/2016

Projeto " Apadrinhar um avô"

No dia 25 de Fevereiro e no âmbito do projeto " Apadrinhar um avô" , alguns idosos estiveram na Escola Básica de Sagres . Tiveram a oportunidade de se sentar numa sala de aula e comparar esta com as salas de aulas do tempo deles. Participaram num pequeno desafio de tabuada com os alunos do 2º e 4º ano onde saíram vencedores. A professora Mariana levou os alunos do 4º ano a elaborarem uma história baseada no quadro de Vladimir Kush " As aventuras da família sete mares" e esta foi apresentada aos avôs.
De seguida os idosos deslocaram-se à biblioteca escolar onde puderam observar os vários espaços e todo o  fundo documental que a compõe. Aqui os alunos do 2º ano apresentaram um pequeno teatro baseado no livro " O Cuquedo "trabalhado com a professora bibliotecária. Houve ainda tempo para se contar algumas adivinhas e anedotas.
No final, os alunos tinham preparado um pequeno lanche para adoçar a boca dos seus avôs. Foi uma tarde muito bem passada para todos os intervenientes.








Projeto " O que eles andam a ler ? "





Neste período continuam as apresentações por parte das turmas do projeto "O que eles andam a ler ?"
Os alunos têm manifestado progressos nas competências de leitura e estão sistematicamente a requisitar mais livros.

HIV-Sessão de esclarecimento

No dia 22 de Fevereiro realizou-se uma sessão de esclarecimento para os alunos do 9º ano da escola, pela Associação Abraço (Sérgio Luís ) em parceria com a biblioteca escolar , no sentido de esclarecer os jovens sobre  doença VIH / Sida e outros assuntos relacionados com a sexualidade.
 Evitar a infeção continua a ser a melhor maneira de proteção contra a doença. É deveras importante consciencializar a população sobre os riscos de infeção e levar os individuos a adotar medidas protetoras. Nesta sessão os alunos tiveram ainda a oprtunidade de  esclarecer as suas dúvidas e auto-analisaram os seus comportamentos..Estas campanhas educativas são bastante importantes....os nossos agradecimentos à Associação Abraço por terem vindo à nossa escola ! 


2/17/2016

Livro -"O cuquedo "


A professora bibliotecária desenvolveu uma pequena encenação teatral com base na história do livro "O cuquedo", com os alunos do 2º ano da escola de Sagres. Foi divertido mas ao mesmo tempo tomaram consciência da dificuldade de se conseguir memorizar textos e de apresentá-los em público.

1/25/2016

Projeto " Apadrinhar um avô"






No dia 21 de Janeiro, os alunos do 4º ano de Sagres deslocaram-se ao lar de Sagres para participar no projeto "Apadrinhar um avô", numa parceria entre o lar e a biblioteca escolar.
Este projeto tem como objetivo criar contextos para a partilha de saberes e experiências. Os idosos tiveram a oportunidade de explicar aos jovens como era a escola e as suas rotinas de vida há muitos anos atrás. Contaram-se histórias, anedotas e provérbios e os jovens constataram que os "Avôs e as Avós " ainda recordam bem muitas das coisas que eles andam a aprender agora.