4/01/2011

Exposição no arquivo




No âmbito da semana da leitura os alunos do 9ºB foram ao arquivo, em Vila do Bispo para assistirem à inauguração da exposição “Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: O Papel e os seus Inimigos”.
Nesta exposição foram exibidas várias imagens, acompanhadas de textos explicativos, onde os alunos ficaram a conhecer os principais agentes de deterioração que afetam o papel. Agentes biológicos, agentes físico-químicos e ação do Homem são os três subtemas expostos, que pretendem sensibilizar as pessoas para a importância da conservação do papel, mostrando simultaneamente as consequências que advêm da falta de importância dada ao mesmo, conduzindo a danos irreparáveis ao nível da perda de informação, muitas vezes preciosa para a boa gestão de uma organização, seja Arquivo, Biblioteca, Museu, entidades públicas ou privadas e mesmo o nosso arquivo lá de casa.
A exposição realça igualmente a disciplina de Preservação e Conservação como instrumento técnico para uma boa manutenção do estado do suporte papel, apontando orientações para a estabilidade e prolongamento da sua vida nas melhores condições possíveis.
A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Adelino Soares e da Dr.ª Andreia Machado, do Museu de Portimão, que fez uma apresentação sobre a preservação e conservação dos documentos.
Durante toda a semana esta exposição será visitada pelas turmas do agrupamento.