No âmbito da Comemoração  dos Direitos Humanos, no dia 12 de dezembro de 2018,a professora bibliotecária e a professora de Português Isabel Tavares  levaram os alunos do 8ºA,da Escola EB 2/3 da  Vila do Bispo a conhecer  a NECI  ( Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso)para entregarem o material recolhido na campanha de solidariedade. Foram muitos os sacos que levaram, as expectativas e ainda a vontade de afirmar o respeito pelas diferenças. De facto, o objetivo da visita era permitir a interação entre os alunos e os utentes da Neci para os consciencializar e sensibilizar para esta temática, desmistificando o conceito de deficiência e valorizando todos os cidadãos, promovendo uma sociedade mais inclusiva e impulsionadora dos direitos e deveres de todos, com deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais.
Ao longo da visita, ouvimos a voz de vários técnicos, de algumas das pessoas que aí trabalham há vários anos, conhecemos os quartos, os ateliers e espaços maravilhosos e também as histórias de crianças e jovens que, depois de muitos afetos e trabalhos,conseguiram responder finalmente a desafios.

Por sua vez, os alunos do 8º A conseguiram manter um elo de ligação  fantástico,  através das histórias dos livros que levavam, das pinturas e até de canções espontâneas que alegraram o coração de todos...Sentiram-se à vontade, colaborararm de forma entusiástica, atentos e muito interessados.